
A parábola do semeador é de extrema importância para entendermos a diferença entre as virgens tolas e as virgens sábias, entre aqueles que se dizem cristãos e aqueles que são, de fato, cristãos.
Ela foi relatada em Mateus 13, Marcos 4 e Lucas 8, e será estudada aqui no evangelho segundo Mateus.
A parábola inteira
Mt 13:1-9 (KJ 1611)
"No mesmo dia, saindo Jesus de casa, sentou-se junto ao mar.
E grandes multidões se reuniram a Ele, de modo que, entrando
Ele em um barco, assentou-se, e toda a multidão estava em pé na praia.
E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo:
Eis que um semeador saiu a semear; e quando ele semeava, algumas
sementes caíram junto ao caminho, e vieram as aves e as devoraram.
Algumas caíram em lugares pedregosos, onde não havia muita terra;
e imediatamente elas brotaram, porque não havia terra profunda.
E quando o sol nasceu, queimaram-se; e porque não tinham raiz, elas murcharam-se. E outras caíram entre espinhos, e os espinhos
cresceram e as sufocaram. Mas outras caíram em boa terra,
e deram fruto, algumas cem vezes,
outras a sessenta vezes e outras a trinta vezes.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."
Jesus explica a parábola
Mt 13:18-23 (KJ 1611)
"Escutai vós, portanto, a parábola do semeador. Quando alguém
ouve a palavra do reino, e não a compreende, então vem o perverso,
e afasta o que foi semeado no seu coração; este é o que recebeu
a semente junto do caminho. Mas o que recebeu a semente em lugares pedregosos, é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
mas ele não tem raiz em si mesmo, apenas dura um tempo;
pois quando vem tribulação ou perseguição por causa da palavra, imediatamente se esmorece. E também o que recebeu a semente
entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo
e o engano das riquezas, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
Mas o que recebeu a semente em boa terra é o que ouve a palavra
e compreende-a; e também dá fruto, e um produz cem vezes,
outro sessenta vezes, e outro trinta vezes."
O SIGNIFICADO
NA PRÁTICA
Jesus ensina que a Palavra (a semente) é pregada a quatro grupos de pessoas, dos quais apenas um deles é salvo.
Primeiro, vamos entender O PREÇO DA DESOBEDIÊNCIA.
Rm 2:8-9 (KJ 1611)
"Mas indignação e ira aos que são contenciosos,
e não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça;
tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do gentio"
Jesus, ao longo do Novo Testamento e através do Seus apóstolos, nos dá regras e mandamentos PARA QUE OS CUMPRAMOS, de modo a sermos considerados DIGNOS da salvação. Isso não significa que a salvação é pelas obras, mas que as obras DEMONSTRAM que alguém é SALVO, pois quem ama a Cristo, guarda os Seus mandamentos (Jo 14:15).
Toda alma, portanto, que desobedecer a Deus e não se arrepender a tempo SERÁ DESTRUÍDA, então é importante entendermos as regras divinas para que possamos prosseguir com a explicação PRÁTICA da parábola e as suas CONSEQUÊNCIAS.
OS DESOBEDIENTES SERÃO DESTRUÍDOS POR JESUS!
2Ts 1:8-9 (KJ 1611)
"em chama de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus
e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
os quais serão punidos com eterna destruição,
longe da presença do Senhor e da glória do Seu poder."
JESUS NÃO ESTÁ DE BRINCADEIRA!
At 3:22-23 (KJ 1611)
"Pois na verdade Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus vos levantará um Profeta, dentre vossos irmãos, semelhante a mim; a Ele ouvireis em todas as coisas que Ele vos disser. E acontecerá que, toda alma
que não escutar esse Profeta, será destruída dentre o povo."
QUEM É QUEM
O que recebe a semente JUNTO DO CAMINHO
Mt 13:19 (KJ 1611)
"Quando alguém ouve a palavra do reino, e não a compreende,
então vem o perverso, e afasta o que foi semeado no seu coração;
este é o que recebeu a semente junto do caminho."
Jesus nos deixa claro em Mateus 7:7 que a todo aquele que PEDE, lhe será DADO; a todo aquele que BATE, lhe será ABERTO; e a todo aquele que BUSCA, há de ENCONTRAR.
Contudo, as pessoas que NÃO TÊM INTERESSE GENUÍNO NEM FÉ NA PALAVRA demonstram, através desta negligência, que NÃO SÃO DIGNAS DE RECEBÊ-LA E COMPREENDÊ-LA, o que abre espaço para que o diabo RETIRE a palavra dos seus corações, e isto MERECIDAMENTE.
Se você NÃO CONSEGUE NEM QUER ENTENDER as disciplinas da faculdade, o que te leva a achar que você É DIGNO DE SER APROVADO?
Isso significa que a pessoa PARA DE FALAR EM JESUS OU DE IR À IGREJA? Nem sempre, ela simplesmente continua fazendo essas coisas mas de forma VAZIA, no AUTOMÁTICO, SEGUINDO A MANADA E O CAMINHO AMPLO, sem perceber que a sua falta de compreensão (que acarreta numa vida de desobediência à Palavra) a faz BLASFEMAR CONTRA DEUS e, ultimamente, SER DESTRUÍDA POR ISSO!
É como alguém que ouve que O SALVO NÃO PECA, mas não busca ENTENDER ISSO MELHOR e SE ENCAIXAR NISSO, mas simplesmente IGNORA por parecer uma ideia louca de um maluco da Internet. Ouviu a verdade, desprezou a verdade, e será destruída pela Verdade.
Esse é o primeiro grupo DOS NÃO SALVOS!
O que recebe a semente EM LUGARES PEDREGOSOS
Mt 13:20-21 (KJ 1611)
"Mas o que recebeu a semente em lugares pedregosos,
é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria
mas ele não tem raiz em si mesmo, apenas dura um tempo
pois quando vem tribulação ou perseguição
por causa da palavra, imediatamente se esmorece."
Diferente daquele que ouve a palavra e logo a rejeita, o que recebe a palavra em lugares pedregosos A RECEBE COM ALEGRIA, mas pelo fato de não ter um coração INTEIRAMENTE DEDICADO A SERVIR A DEUS, ao perceber que CARREGAR A CRUZ NÃO É BRINCADEIRA, mas trata-se de VIVER EM SACRIFÍCIO VIVO PARA O SENHOR JESUS, ele ACABA LARGANDO A CRUZ NO CHÃO.
Na prática, quando essas pessoas entendem que para servir Jesus terão que SE SEPARAR DE PESSOAS PECADORAS, INCLUSIVE DAS SUAS FAMÍLIAS, para andar EM OBEDIÊNCIA AO SENHOR E DE VESTES BRANCAS, O APEGO AOS PECADORES FALA MAIS ALTO DO QUE O AMOR POR CRISTO, o que as manifesta como INDIGNAS DE CRISTO (como podemos ver em Mt 10:34-39). São pessoas que NÃO DEIXAM OS ESPIRITUALMENTE MORTOS PARA TRÁS (Mt 8:21-22), mas SE CONTAMINAM ao ficarem LIGADAS NELES e DESOBEDECEREM AO SENHOR.
Elas NÃO ACEITAM TRIBULAÇÃO E SOFRIMENTO, NÃO ACEITAM PERDER SUAS VIDAS POR CRISTO PARA GANHAR A VIDA ETERNA, mas colocam as suas vidas num grau de importância MAIOR DO QUE JESUS CRISTO, e por isso SERÃO DESTRUÍDAS. Elas SE REBELAM contra a Verdade porque NÃO SE SUBMETEM À VERDADE, e QUEIMARÃO ETERNAMENTE!
Este é o segundo grupo DOS NÃO SALVOS!
O que recebe a semente ENTRE ESPINHOS
Mt 13:22 (KJ 1611)
"E também o que recebeu a semente entre espinhos
é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo
e o engano das riquezas, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera."
Estas são as pessoas que colocam suas riquezas e coisas materiais ACIMA DA PALAVRA DE DEUS, e SE RECUSAM A RENUNCIÁ-LAS QUANDO NECESSÁRIO PARA SERVIR A CRISTO. São aqueles que JAMAIS PERDERIAM UM EMPREGO QUE OS ENVOLVE COM O PECADO para andar de VESTES BRANCAS PARA DEUS, jamais se desfariam de uma POUPANÇA, APOSENTADORIA OU ECONOMIA FINANCEIRA (enfim, qualquer CONFORTO que o dinheiro proporciona) para se REBAIXAREM ao nível que CRISTO SE REBAIXOU, jamais perderiam uma CASA ou iriam morar num local mais HUMILDE se isso fosse preciso.
Elas amam o MUNDO, são AMIGAS DO MUNDO, gostam das COISAS DO MUNDO, adoram PRODUTINHOS E COISAS DE MARCA, e colocam TODA ESSA PALHAÇADA CARNAL NA FRENTE DO SALVADOR DAS SUAS ALMAS!
Este é o terceiro grupo DOS NÃO SALVOS!
O que recebe a semente EM BOA TERRA
Mt 13:23 (KJ 1611)
"Mas o que recebeu a semente em boa terra é o que ouve a palavra
e compreende-a; e também dá fruto, e um produz cem vezes,
outro sessenta vezes, e outro trinta vezes."
Estas são as virgens sábias, as pessoas que não só ouviram a Palavra de Deus, MAS A CUMPRIRAM COM AS SUAS VIDAS, andando em COMPLETA OBEDIÊNCIA AO SENHOR e sendo DIGNAS DE ESCAPAR DA IRA ETERNA DESTINADA AOS FILHOS DA IRA E DA DESOBEDIÊNCIA.
Estes são os cristãos que CARREGARAM A CRUZ; que RENUNCIARAM TUDO NAS SUAS VIDAS ENVOLVIDO COM O PECADO; que PERDERAM CASAS, BENS, EMPREGOS, AMIGOS E FAMÍLIAS ligados ao pecado; que foram PERSEGUIDOS, ZOMBADOS E ATRIBULADOS por DEFENDEREM O NOME DO SEU SALVADOR. Eles não apenas são LIMPOS POR DENTRO, mas também estão SEPARADOS de TUDO QUE OFENDE A DEUS, pois amaram a Cristo MAIS DO QUE AS SUAS PRÓPRIAS VIDAS CARNAIS E VÃS!
Estes realmente PRODUZEM FRUTO, que é a MATERIALIZAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NAS SUAS VIDAS: eles AMAM a Deus acima de tudo, pois OBEDECEM A DEUS ACIMA DE TUDO, E NEM O DIABO PODE NEGAR ISSO; eles AMAM o próximo como a si mesmos, e colocam-se EM SEGUNDO LUGAR para AJUDAR QUEM PRECISA e SUPRIR AS NECESSIDADES DOS SEUS IRMÃOS EM CRISTO.
Alguns deles tiveram ou terão que aprender LIÇÕES DURAS e receberão CASTIGOS SEVEROS E TRAUMATIZANTES DE DEUS (Deus castiga todo aquele que Ele recebe como filho) pois em certo momento de suas caminhadas espirituais FORAM CONTENCIOSOS E DESOBEDIENTES, mas como virgens sábias, APRENDEM, SE CORRIGEM, E ENTENDEM NA PELE QUE COM DEUS NÃO SE BRINCA, E NUNCA MAIS REPETEM ISSO!
Eles consideraram suas vidas passadas COMO ESTERCO para que pudessem SER MERECEDORES DO SALVADOR DAS SUAS VIDAS: eles são SANTOS, PUROS, RETOS E OBEDIENTES: OS FILHOS AMADOS DE DEUS. E não serão destruídos, PORQUE NÃO SÃO DESOBEDIENTES, mas IRREPREENSÍVEIS EM SANTIDADE E OBEDIÊNCIA!
1Ts 3:13 (KJ 1611)
"ao final, Ele pode estabelecer os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de Deus, nosso Pai, na vinda
de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os Seus santos."
Hb 5:9 (KJ 1611)
"e tendo sido aperfeiçoado, Ele tornou-se o Autor
de eterna salvação para todos os que lhe obedecem"
CONCLUSÃO SOBRE
A PARÁBOLA
A parábola do semeador é um retrato claro da diferença entre os salvos e os condenados, e mostra que apenas aqueles que não se ofenderam em nada do que Jesus pediu, mas submeteram as suas vidas inteiras ao Rei, são as virgens sábias e salvas.
Se você não está disposto a carregar a sua cruz como Jesus exige, você está se autodeclarando como filho da ira, e a única certeza do seu futuro é o fogo eterno.

