top of page
3BANNER2.png

A HERESIA DO CRISTÃO CARNAL

É comumente ensinado nas falsas igrejas que o cristão é carnal, incapaz de parar de pecar e uma vítima do pecado.

Esta perversão se dá pela distorção do contexto de um trecho da carta de Paulo aos Romanos (capítulo 7), juntamente com a sua exortação aos Coríntios (capítulo 3).

Entretanto, a tentativa diabólica de fazer o apóstolo Paulo se contradizer e, muito mais, o Espírito Santo que o inspirou a escrever suas cartas, é rapidamente frustrada.

Versículos utilizados:

Rm 7:14-15
"Porque nós sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal,
vendido sob o pecado. Porque o que eu faço não o permito;
pois o que eu quero isso não faço, mas o que odeio isso eu faço."


1Co 3:3-4
"Porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja,
contendas e divisões, não sois carnais e andais como os homens?
Porque enquanto um diz: Eu sou de Paulo; e outro:
Eu sou de Apolo; não sois carnais?"

DESTRUINDO A HERESIA

Antes de tudo, é preciso levar em conta que as epístolas de Paulo não foram originalmente subdividas em capítulos e versículos, isto só ocorreu muito posteriormente para facilitar a navegação do leitor.

Com isso em mente, quando alguém tenta sustentar uma posição embasada puramente num trecho isolado, dificilmente esta posição se manterá de pé: a não ser que o restante das escrituras esteja em concordância com o defendido.

Este não é o caso de Romanos 7, e mais grave ainda é que o próprio capítulo 7 de Romanos desmente a heresia de que Paulo era carnal após a sua conversão.

#1 - Paulo está falando com quem CONHECE A LEI.

Rm 7:1 (KJ 1611)
"Não sabeis vós, irmãos (pois eu falo aos que conhecem a
lei),
que a lei tem domínio sobre o homem enquanto ele vive?"

#2 - Paulo ensina que a obra Cristo torna MORTOS para a lei do Antigo Testamento aqueles que passam a crer nEle; e se mortos, LIVRES DA LEI.

Rm 7:2-4 (KJ 1611)
"Porque a mulher que tem marido, está ligada pela lei ao marido, enquanto ele viver; mas se o marido morrer, ela está livre da lei do marido. Então assim, enquanto seu marido viver, se ela se casar com outro homem, será chamada adúltera; mas se seu marido morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera, mesmo que ela venha a se casar com outro homem. Portanto, meus irmãos, também vós tornastes mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que chegásseis a ser de outro, do que foi ressuscitado dentre os mortos, a fim de que déssemos fruto para Deus. "

#3 - Paulo afirma que, se estamos em Cristo e libertados da lei, NÃO ESTAMOS MAIS NA CARNE, mas no espírito.

Rm 7:5-6 (KJ 1611)
"Porque, enquanto estávamos na carne, as paixões dos pecados, que eram pela lei, operavam em nossos membros para trazerem fruto para a morte. Mas agora temos sido libertos da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra."

#4 - Paulo relata a experiência de uma pessoa que está NA CARNE (pois não tem a Cristo) e debaixo DA LEI, após dizer que quem MORREU para a lei NÃO ESTÁ MAIS NA CARNE. Ele não se contradiz, apenas reforça a escravidão do homem ao pecado ENQUANTO NÃO É SALVO POR CRISTO.

Rm 7:14-23 (KJ 1611)
"Porque nós sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que eu faço não o permito; pois o que eu quero isso não faço, mas o que odeio isso eu faço. E, se eu faço o que não quero, eu consinto que a lei é boa. Então agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim (isto é, na minha carne), não habitam coisas boas; pois o querer está presente em mim, mas o executar do bem eu não encontro. Porque o bem que eu quero fazer, não faço, mas o mal que não quero fazer, esse eu faço. Ora, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Eu acho então esta lei, que, quando quero fazer o bem, o mal está presente comigo. Pois eu tenho prazer na lei de Deus, segundo o homem interior; mas eu vejo outra lei nos meus membros, guerreando contra a lei da minha mente, e me trazendo cativo debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. "

#5 - Paulo conclui seu raciocínio retornando à solução de tudo: Cristo, o Salvador e Libertador. Ele afirma que com a CARNE serve à lei do pecado, mas o leitor, ludibriado do diabo, parece ESQUECER do que foi dito no versículo 5: quem está em Cristo NÃO ESTÁ MAIS NA CARNE! Logo, se Paulo disse que serve à lei do pecado NA CARNE, ele refere-se a quem ainda NÃO NASCEU DE NOVO e continua SOB O JUGO DA LEI, NA CARNE!

Rm 7:24-25 (KJ 1611)
"Ó miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Eu agradeço a Deus por meio de Jesus Cristo nosso Senhor. Assim, pois, com a mente, eu mesmo sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. "

#6 - A carta ainda não terminou, e Paulo afirma que APENAS QUEM NÃO ANDA SEGUNDO A CARNE NÃO É CONDENADO. Em outras palavras, quem anda segundo a CARNE é CONDENADO: irá para o inferno.

Rm 8:1 (KJ 1611)
"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."

#7 - Ser carnal (pecador) é ser INIMIGO de Deus!

Rm 8:6-8 (KJ 1611)
"Porque a mentalidade carnal é morte; mas a mentalidade espiritual é vida e paz. Porquanto, a mentalidade carnal é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem de fato, pode ser. Então, os que estão na carne não podem agradar a Deus. "

#8 - Quem é carnal, NÃO TEM o Espírito Santo!

Rm 8:9 (KJ 1611)
"Mas, vós não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Ora, se algum homem não tem o Espírito de Cristo, esse não é dEle."

#9 - O salário do pecado não mudou, QUEM É CARNAL VAI MORRER (da segunda morte, o lago de fogo: CONDENAÇÃO ETERNA)!

Rm 8:13 (KJ 1611)
"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas se através do Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis."

#10 - Jesus falou que os carnais (nascidos só da água) NÃO ENTRAM no reino de Deus, e que é preciso NASCER DE NOVO: nascer do Espírito.

Jo 3:5-7 (KJ 1611)
"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade Eu te digo: Se um homem

não nascer da água e do Espírito, ele não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido

do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito:

Necessário vos é nascer de novo."

#11 - Paulo reafirma que os cristãos MORTIFICARAM A CARNE: eles não estão mais na carne (NÃO SÃO MAIS PECADORES).

Gl 5:24 (KJ 1611)
"Pois aqueles que são de Cristo crucificaram a carne

com as paixões e concupiscências."

#12 - Paulo fala que NENHUM PECADOR (pessoa impura) tem herança no reino de Cristo e de Deus.

Ef 5:5 (KJ 1611)
"Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou pessoa impura,

ou homem avarento, o qual é idolatra, tem herança

alguma no reino de Cristo e de Deus."

#13 - Paulo afirma que o cristão é um ex-pecador, EX-SERVO DO PECADO, pois Jesus Cristo o LIBERTOU DO PECADO.

Rm 6:18 (KJ 1611)
"E, tendo sido libertados do pecado, tornastes servos da justiça."

#14 - Paulo diz que os injustos (CARNAIS) não herdarão o reino de Deus!

1Co 6:9-10 (KJ 1611)
"Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis; nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os abusadores de si mesmos com os do sexo masculino, nem os ladrões, nem os cobiçosos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os extorquidores, herdarão o reino de Deus. "

#15 - Paulo escreve que os cristãos NÃO SÃO MAIS ISSO, pois foram LAVADOS, SANTIFICADOS e JUSTIFICADOS por Cristo.

1Co 6:11 (KJ 1611)
"Ao menos alguns de vós fostes isso, mas fostes lavados, mas estais santificados, mas estais justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus."

#16 - João falou a mesma coisa: OS SALVOS NÃO PECAM!

1Jo 3:6-10 (KJ 1611)
"Qualquer que permanece nEle não peca; qualquer que peca não o viu e nem o conheceu. Filhinhos, não deixeis homem algum vos enganar. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo. Aquele que comete pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para este propósito o Filho de Deus foi manifestado: para que Ele pudesse destruir as obras do diabo. Aquele que é nascido de Deus não comete pecado; porque a Sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto os filhos de Deus são manifestos, e os filhos do diabo. Aquele que não pratica a justiça, não é de Deus; e nem aquele que não ama o seu irmão. "

A lista de versículos que afirmam que o cristão não é carnal pode ser muito mais extensa, mas acredito que isso já seja o suficiente para tapar a boca dos hereges que propagam a mentira de que o cristão é carnal/pecador, isolando um versículo fora do seu contexto e tentando colocar a palavra de Deus em contradição.

Agora, prossigamos para a exortação de Paulo aos coríntios, e vamos entender que sempre se trata do mesmo problema: textos fora do seu devido contexto, que aqueles sem discernimento espiritual não conseguem entender.

#01 - Paulo exorta os coríntios e os chama de carnais devido a erros por IMATURIDADE ESPIRITUAL, e não por malícia! O diabo tira proveito de quem ainda é NOVO EM CRISTO! Desvios comportamentais como inveja, contendas e divisões são coisas INADMISSÍVEIS no corpo de Cristo, pois são atitudes de homens carnais, mas passíveis de serem cometidas por BEBÊS EM CRISTO: pessoas que não têm MATURIDADE ESPIRITUAL.

1Co 3:1-7 (KJ 1611)
"E eu, irmãos, não pude falar a vós como a espirituais, mas como a carnais, como a bebês em Cristo. Eu alimentei-vos com leite e não com alimento sólido, porque até agora não fostes capazes de suportar, nem mesmo agora sois capazes. Porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e divisões, não sois carnais e andais como os homens? Porque enquanto um diz: Eu sou de Paulo; e outro: Eu sou de Apolo; não sois carnais? Quem, então, é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, conforme o Senhor deu a cada homem? Eu tenho plantado, Apolo regado; mas Deus dá o crescimento. Assim então, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega,

mas Deus, que dá o crescimento."

#02 - Se os coríntios fossem LITERALMENTE CARNAIS, eles NÃO TERIAM SE ARREPENDIDO após a exortação, mas PERMANECERIAM EM ERRO. Isto demonstraria que aquele comportamento NÃO ERA POR IGNORÂNCIA E IMATURIDADE ESPIRITUAL, mas por INTENCIONALIDADE DE UMA MENTE E CORAÇÃO DEPRAVADOS!
Como vemos na sua segunda carta de Paulo aos Coríntios, fica EVIDENTE que este NÃO ERA O CASO, mas de que se tratava, puramente, de ERROS POR IMATURIDADE, pois eles SE ARREPENDERAM e PARARAM DE AGIR DAQUELA MANEIRA, e o apóstolo se alegra com o arrependimento deles e afirma que eles PROVARAM SER INOCENTES!

2Co 7:8-11 (KJ 1611)
"Porque embora vos tenha entristecido com a minha carta, eu não me arrependo, mesmo se me arrependesse, por perceber que a mesma carta vos entristeceu, ainda que por pouco tempo. Agora me regozijo, não de que fostes entristecidos, mas de que fostes entristecidos para o arrependimento; porque fostes entristecidos segundo a maneira de Deus; para que em nada recebêsseis dano por causa de nós. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. Porque isto mesmo que, segundo Deus, vos entristeceu, quanto cuidado vos produziu; sim, que apologia, sim, que indignação, sim, que temor, sim, que desejo veemente, sim, que zelo, sim, que vingança! Em todas as coisas provastes ser inocentes nesta questão."

#03 - Portanto, tratava-se de um repreensão a pessoas que foram chamadas para serem SANTAS mas que se deixaram ser MANIPULADAS PELO DIABO: algo comum de acontecer com BEBÊS EM CRISTO.
As pessoas exortadas levam aquilo pra alma, se auto-examinam, e SE CORRIGEM.
Já os carnais de verdade NÃO SE ARREPENDEM, mas CONTINUAM PECANDO mesmo sabendo do erro: eles pecam VOLUNTÁRIA E CONSCIENTEMENTE!
Estes, OS VERDADEIROS CARNAIS, SÃO DIGNOS DO INFERNO.

Hb 10:26-27 (KJ 1611)
"Porque se pecamos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, não resta mais sacrifício pelos pecados. Porém uma expectação terrível de juízo, e uma indignação ardente que há de devorar os adversários."

CONCLUSÃO

Os cristãos não são carnais, pois ser carnal é cometer pecado e agir como a antiga criatura que foi crucificada com Cristo, escrava do pecado. Os lobos, no entanto, utilizam Romanos 7 fora do seu contexto, ignorando totalmente o restante do Novo Testamento, e fazendo as pessoas propagarem as suas perversões da Bíblia para negarem o poder de santificação de Jesus Cristo.

Escolha em quem você vai crer: em Jesus ou em quem pisa no nome dEle.

CONTEÚDO AUXILIAR

COMO LIDAR COM UM HEREGE?

Herege é uma pessoa que perverte ou segue perversões do evangelho: é alguém altera verdade do Novo Testamento e não se submete a ela mesmo depois de corrigido e repreendido.

Exemplos comuns de hereges são as pessoas que dizem que o cristão é pecador, que pecamos todo dia, que só seremos santos no céu, ou que Jesus é um anjo, que precisamos guardar o sábado, etc. Trata-se de alguém que segue ou defende aquilo que a Bíblia não fala, e por isso se rebela contra Deus.

Tt 3:10-11 (KJ 1611)
"Ao homem que é herege, depois da primeira e segunda admoestação, rejeita. Sabendo que aquele que é assim está pervertido e peca, estando condenado em si mesmo."

Após termos mostrado a verdade para a pessoa em heresia, se ela a continua rejeitando, nosso dever como cristãos é rejeitar essa pessoa: não debata mais com ela, não gaste saliva com defunto, corte-a da sua vida.

Seu grau de afetividade por essa pessoa não muda o fato de que ela está em heresia, é pervertida e peca, e ele jamais pode te levar a abrir uma exceção para ela e tratá-la com algum tipo de favoritismo: isto seria fazer acepção de pessoas, o que seria uma afronta aos mandamentos de Deus.

bottom of page